Pavimento mosaico

Duas formas distintas são utilizadas para denominar este Ornamento: “Pavimento Mosaico” e “Pavimento de Mosaico”.

Quando falamos ou grafamos “Pavimento de Mosaico”, a locução adjetiva “de mosaico” dá o sentido de “pavimento ou piso em forma de mosaico”, isto é, pavimento constituído de ladrilhos variegados embutidos de pequenas pedras ou de outras peças de cores que, por sua disposição, dão aparência de desenho. Nesse sentido, poder-se-ia dizer que “mosaico” deriva do latim medieval mosaicom e antigo musivum, derivado do grego mouseion, que significa pertencente às musas, artístico.

Já quando nos referimos a este Ornamento como “Pavimento Mosaico”, o adjetivo “mosaico” se apresenta com o mesmo sentido que se aplica quando se diz “Lei Mosaica”, que obviamente não significa uma lei formada de pequenas pedras ou ladrilhos e sim à lei legada por Moisés. Dessa forma, “Pavimento Mosaico” indica que o pavimento diz respeito ao personagem bíblico Moisés.

Assim, conquanto o pavimento seja constituído de ladrilhos pretos e brancos, estes não possuem um tamanho suficientemente pequeno, nem formam um desenho, para que possamos entendê-lo como sendo um pavimento de mosaicos.


Portanto, o nome correto do Ornamento é “Pavimento Mosaico”, pois se origina de Moisés, legislador que sistematizou a religião judaica e que, tendo sido criado junto à classe sacerdotal egípcia, legou ensinamentos que foram respeitados quando da construção do Templo de Salomão, do qual a Maçonaria extraiu inúmeros Símbolos, alegorias e lendas.

O Pavimento Mosaico é constituído por ladrilhos quadrados, alternadamente brancos e pretos, sendo sua medida ideal a de um paralelogramo cujo comprimento seja o dobro de sua largura.


Com seus quadrados brancos e pretos, simboliza a Harmonia dos contrários, nos ensinando que apesar do contraste e da diversidade de todas as coisas da Natureza, em tudo reside a mais perfeita Harmonia.


O Pavimento Mosaico nos indica que as diversidades de raças, de religiões ou de princípios que regem os diferentes povos nada mais são do que uma exteriorização de manifestação, pois toda a humanidade foi criada para viver em completa Harmonia e na mais íntima Fraternidade.


O Pavimento Mosaico simboliza então a Harmonia que sempre deve haver entre todos os Maçons, independentemente de suas diferenças étnicas, religiosas, políticas, etc.


Representa também a Harmonia existente entre várias dualidades aparentemente antagônicas, tais como o bem e o mal, o espírito e a matéria, a polaridade positiva e a polaridade negativa da natureza, a luz e as trevas, entre outras.

Autor: Irm.’. Almir Sant’Anna Cruz

Leonardo Loubak
Leonardo Loubak
Artigos: 191

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *